Tipo:
Finalidade:
Cidade:
Código:
ATENDIMENTO
WhatsApp (21) 97041-3262
E-mail: niteroicasas@gmail.com
Bom Dia, hoje é dia 28 de Março de 2024 - Niterói / RJ
E-mail: niteroicasas@gmail.com
Apartamento
Casa
Terreno
Imóveis Comerciais
 
Loja
Sala Comercial
Galpão
Imóveis Comerciais
Comerciais & Industriais
Notícias
 Newsletter
Cadastre seu e-mail e receba novidades exclusivas.
2609 Repita ao lado:
redesp_linkedin.png
» Notícias  

Prefeitura de Niterói fecha acordo e financiamento será feito pela empresa, sem a necessidade de gastos por parte do Executivo.

28/11/2017 - VLT: Agência francesa realizará estudo de viabilidade.

noticias

A Prefeitura de Niterói fechou na segunda-feira (27) um acordo de cooperação com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) para um estudo de viabilidade visando a implantação de uma linha de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e melhorias na mobilidade urbana. Os cerca de R$ 500 mil necessários para o estudo serão totalmente financiados pela AFD, sem a necessidade de gastos por parte da Prefeitura de Niterói.

O acordo foi assinado pelo prefeito Rodrigo Neves e pelo gerente de projetos da AFD, Guillermo Madrid. A diretora responsável pela equipe de projetos de transportes da AFD, Priscille de Coninck, veio da França exclusivamente para participar da solenidade. Os secretários municipais Axel Grael (Secretaria Executiva) e Renato Barandier (Urbanismo e Mobilidade) também acompanharam a assinatura do acordo.

O estudo de viabilidade será desenvolvido nos próximos meses e estará concluído no segundo semestre de 2018. Rodrigo Neves explica que o VLT é um projeto muito complexo e de longo prazo, mas conta que pretende, até o fim de seu mandato, concluir o estudo de viabilidade e o projeto técnico.

“Nos últimos anos, tiramos obras e projetos importantes do papel, como a conclusão do mergulhão da Marquês do Paraná, o mergulhão da Praça Renascença, o Túnel Charitas-Cafubá, a implantação de 40 quilômetros de ciclovias, o bicicletário, entre outras iniciativas. Para além dos investimentos em infraestrutura urbana, acredito que seja necessário cada vez mais melhorar a qualidade do transporte público e apostar numa mobilidade mais saudável com a ampliação da malha cicloviária. Não é possível mais sustentar a mobilidade das cidades como Niterói priorizando o transporte individual”, disse o prefeito.

O secretário municipal de Urbanismo, Renato Barandier, destacou que o VLT é um meio de transporte com grande potencial de requalificação urbana. “Cidades europeias que implantaram o VLT tiveram vantagens que vão além da mobilidade urbana. Tiveram ganhos com a revitalização de centros históricos degradados, com a requalificação de vias, com melhorias da condição urbana e da qualidade de vida das pessoas, incluindo aquelas que não utilizam diretamente esse transporte”, disse o secretário.

Priscille de Coninck disse que a AFD está financiando o estudo de viabilidade do VLT porque Niterói tem se destacado nos seus projetos de mobilidade urbana e na busca pelo desenvolvimento sustentável. “A AFD acompanha a trajetórias de cidades em desenvolvimento e procura ajudar sempre que possível. Grandes cidades metropolitanas, como Niterói, têm um impacto significativo sobre o clima. Escolhemos Niterói para ajudarmos nos projetos de mobilidade por causa do dinamismo municipal e porque a cidade estava com esse projeto de mobilidade. Através dele, Niterói poderá promover uma importante requalificação urbana”, disse.

Guillermo Madrid afirmou que a AFD também colabora com projeto de mobilidade em outras cidades. “Temos uma parceria muito forte com a cidade de Curitiba, onde financiamos um corredor de BRT linha verde, e projetos urbanísticos sustentáveis. Também apoiamos o município de Toledo, no Paraná, além de outras parcerias com cidades de São Paulo e Minas Gerais. A AFD visa a apoiar as cidades porque elas são os atores globais que têm as chaves não mão para solucionar os problemas ligados às mudanças climáticas e ordenamento urbano mais sustentável”, disse.

 
 




Fonte: O Fluminense

  Sobre  |  Pesquisa Completa  |  Vender meu Imóvel  |  Notícias  |  Fale Conosco
WhatsApp (21) 97041-3262
Este material não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem autorização.
Casas em Niterói ®
21 97041-3262 whatsapp
Creci responsável : 072.794-RJ  e  039.606 RJ

 
Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias